Consulta Abono Salarial Pelo CPF (Passo a Passo Fácil e Rápido)

O abono salarial é um excelente benefício oferecido pelo Governo Federal todos os anos aos trabalhadores que se enquadram nos requisitos pré-estabelecidos. No entanto, ainda existe muita dúvida a respeito dele, quem tem direito, como sacar e como fazer a consulta abono salarial pelo CPF.

O fato é que todos aqueles que possuem direitos trabalhistas precisam saber, para começar, o seu número do PIS, que pode ser encontrado em alguns documentos, como também pode ser consultado na internet usando o seu número de CPF

Já com esses dados, existem diversas formas de fazer a consulta abono salarial pelo CPF, usando a internet, telefone e até mesmo alguns aplicativos.  Então, para saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo e vamos saber um pouco mais.

 Como fazer a consulta abono salarial pelo CPF

Pois bem, como já foi dito anteriormente, existem muitas formas de fazer a consulta abono salarial pelo CPF, podendo ser através da internet, do aplicativo, por telefone ou até mesmo de forma presencial em um banco.

A primeira coisa que precisa ser dita é que o abono salarial é um benefício pago a uma variedade de trabalhadores que se enquadram nos requisitos determinados.

Ele é pago através das contribuições feitas para o PIS ou para o PASEP. Vale lembrar, no entanto, que o PIS é o Programa de Integração Social e é voltado para os funcionários do setor privado. Dessa forma, ele é um benefício pago belo banco Caixa.

Já o PASEP é o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público, ou seja, como o nome já sugere, é voltado para os empregados do setor público. Sendo assim é um benefício pago pelo Banco do Brasil.

Explicadas e entendidas essas diferenças, vamos saber como fazer a consulta abono salarial pelo CPF logo a seguir.

Consulta abono salarial pelo CPF pelo portal Meu INSS

Consulta Abono salarial CPF

Uma das principais formas de realizar a consulta abono salarial pelo CPF é através do portal do Meu INSS, que foi desenvolvido para centralizar uma grande variedade de serviços para os trabalhador, além de possibilitar a abertura de requerimentos e mais um monte de outros processos.

Sendo assim, para fazer a consulta abono salarial pelo CPF, basta seguir esses passos simples:

  1. Acesse o portal do Meu INSS através do endereço www.meu.inss.gov.br
  2. Clique na opção “Login”, que fica no canto superior direito
  3. Selecione a opção “Cadastre-se”
  4. Preencha o formulário com os dados solicitados, tais como CPF, data de nascimento, e-mail, nome completo, Celular, nome da mãe e outros.
  5. Ao finalizar o preenchimento, clique em “Próxima”
  6. Anote o número que o sistema irá gerar automaticamente para você
  7. Feito isso, para acessar e concluir o cadastro, informa o seu CPF novamente e a senha gerada pelo sistema
  8. Faça o login e agora escolha a senha da sua preferência
  9. Pronto, basta acessar o portal do Meu INSS novamente usando sua senha própria

Fazendo isso você já vai ter acesso a uma grande variedade de informações a respeito de benefícios e outros serviços, incluindo a possibilidade de realizar a consulta abono salarial pelo CPF.

 Consulta abono salarial pelo CPF pelo aplicativo

Consulta pelo aplicativo

Uma outra forma de realizar a consulta abono salarial pelo CPF é através do aplicativo do Meu INSS. Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer é acessar a loja de aplicativos do seu smartphone, lembrando que esse app está disponível para Android e iOS.

Depois, tudo o que você precisa fazer é abrir o seu aplicativo e fazer o acesso. Caso você já tenha cadastro, basta informar seu CPF e senha. Caso ainda não tenha, você terá de fazer o seu cadastro como no site, preenchendo suas informações pessoais.

Feito isso, você já terá acesso a todas as informações que o portal do Meu INSS oferece!

Mais do que isso, caso você seja um empregado do setor privado e receba o abono salarial pela Caixa, existe a possibilidade de fazer essa consulta pelo app Caixa Trabalhador, que também oferece essas informações.

Consulta abono salarial pelo CPF através do telefone

Outra opção excelente para fazer a consulta abono salarial pelo CPF é através do telefone. No entanto, as centrais de consulta podem variar de acordo com a inscrição do trabalhador, se é no PIS ou no PASEP pois, como já foi dito, cada um é pago por uma instituição diferente.

Sendo assim, para quem recebe o abono salarial do PIS, as opções de consulta são as seguintes:

  • Ligação para a central de atendimento do Ministério do Trabalho através do número 158
  • Ligação para a centra de atendimento da Caixa, através do número 0800 726 0207

Já para quem recebe o abono salaria do PASEP, as opções de consulta são as seguintes:

  • Ligação para a central de Atendimento do Banco do Brasil, através do número 4004 0001 para capitais e regiões metropolitanas; 800 729 0001 para outras cidades; e 0800 729 0088 para pessoas com deficiência auditiva.
  • Ligação para a central de atendimento do Ministério do Trabalho através do número 158

Mais do que isso, caso nenhuma das opções tenham sido úteis, você ainda pode ir até uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil e solicitar atendimento para fazer a consulta abono salarial pelo CPF!

Leave a Reply