nsulta Abono Salarial [Como Fazer? Veja Passo a Passo]✅

Para quem ainda não conhece ou não está bem familiarizado, PIS é a sigla usada para Programa de Integração Social. Já a Sigla PASEP significa Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público. Sendo assim, tanto funcionários da inciativa privada quanto pública têm direito a ele, mas você sabe fazer a consulta abono salarial?

Pois bem, o fato é que o recebimento desse benefício ainda gera muita dúvida e não é incomum que as pessoas não saibam se tem o direito de receber, qual o valor e quando podem ir sacá-lo.

Por isso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre a consulta abono salaria, o que é esse benefício e como conferir se você tem algum valor para ser retirado.

Mas antes, você sabe o que é o Abono Salarial?

Antes mesmo fazer uma consulta abono salaria, é importante entender o que é esse benefício e para quem ele é destinado.

Pois bem, o abono salarial é um benefício que é pago todos os anos para aqueles trabalhadores que se encaixam nos requisitos estabelecidos.  Com ele, os trabalhadores podem receber até um salário mínimo a mais, de acordo com o resultado do seu trabalho no ano anterior.

De uma forma geral, o valor do benefício é equivalente a um salário mínimo brasileiro. Assim, quem esteve empregado em todo o ano anterior, poderá receber um salário mínimo completo. Quem trabalhou apenas 1 mês, receberá 1/12 do total de um salário mínimo, entendeu?

O pagamento é feito para os inscritos no PIS/PASEP que tenham trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada, sendo esse um dos requisitos.

Vale lembrar, no entanto, que o PIS é o pagamento do benefício que é dedicado soa funcionários de empresas privadas e ele é pago pela Caixa. Já o PASEP é o benefício direcionado para os funcionários de entidades públicas, sendo pago pelo Banco do Brasil.

Para saber se você tem direito ao recebimento desse benefício, é essencial fazer uma consulta abono salarial e conferir. Para isso, é preciso saber o seu número PIS /PASEP.

Como saber qual seu número PIS/PASEP?

Consulta Número Abono

Se você pretende fazer uma consulta abono salarial, é essencial ter em mãos o número do PIS ou do seu PASEP. Somente com esse número é que você poderá consultar o seu abono salarial e outros benefícios pertinentes a todos trabalhadores.

Pois bem, fique sabendo então que o número do seu PIS – PASEP é o mesmo do NIS, que é o Número de Identificação Social, e do NIT, que é o Número de Identificação do Trabalhador.

Eles podem ser encontrados em documentos como:

  • Carteira de Trabalho
  • Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
  • Cartão Cidadão
  • Agências da Caixa, levando um documento oficial com foto (para a consulta do PIS)
  • Agência do Banco do Brasil, levando um documento oficial com foto (para a consulta do PASEP).

Existe também uma outra forma de descobrir o número do PIS/PASEP para fazer sua consulta abono salarial. Nesse caso, a maneira é pelo site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Consulta abono salarial

Se você está querendo descobrir se tem direito ao benefício do abono salaria, a dica é fazer uma consulta antes. Para isso, existem diversas alternativas possível.

Então, veja as opções de consulta abono salarial:

  • Consulta abono salarial com Cartão Cidadão

Todas as pessoas que possuem um Cartão cidadão podem ir até um terminar de autoatendimento da caixa e fazer a consulta abono salarial para ver se têm direito ao valor.

Com o cartão também é possível procurar por atendimento presencial em uma das muitas Casas Lotéricas do país.

No entanto, é importante lembrar que em todos esses casos é preciso lembrar da senha que foi cadastrada no momento em que você fez seu Cartão Cidadão.

Se você ainda não tem esse cartão, pode ir até uma agência da Caixa, levando um documento pessoas com foto, se for um empregado de empresas privadas. Se for funcionário público, vá até uma agência do Banco do Brasil com a documentação pessoal.

  • Consulta abono salarial por telefone

Para fazer a consulta abono salarial você também pode usar o atendimento telefônico da Caixa, através do número 0800 726 02 07.

  • Consulta abono salarial pela internet

Hoje em dia, quase tudo pode ser feito pela internet e a consulta abono salarial não é diferente.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é ter em mãos o seu número do NIS e acessar o site da Caixa, que é www.caixa.gov.br Depois clique na opção de “Consultar Pagamento”.

Vale lembrar novamente que o seu número NIS é o mesmo do PIS ou do PASEP e ele está registrado na primeira página da sua carteira de trabalho, bem como no seu Cartão Cidadão e no extrato do FGTS que é enviado anualmente pela Caixa.

Pronto, com essas informações, certamente você já sabe como fazer a consulta abono salarial para saber se você tem direito a receber ou não esse benefício!

Leave a Reply