Como Saber se Tenho Direito ao Abono Salarial [Veja tudo aqui]

De algum tempo para cá estão saindo muitas notícias de pessoas que sacaram o abono salarial, bem como de muitas outras que não fizeram o resgate do seu benefício e a maioria dos casos é que nem sabem se podem sacar o mesmo. E então, como saber se tenho direito ao abono salarial?

O fato é que essa dúvida é bem comum, até porque o abono salarial tem uma série de requisitos que devem ser atendidos. No entanto é fato também que nem todos sabem como funcionam esses requisitos, o que pode dificultar um pouco o processo.

É justamente por isso que é essencial estar informado a respeito dos programas do Governo Federal, quem pode recebê-los e os requisitos que devem ser preenchidos.

Você está se perguntando “como saber se tenho direito ao abono salarial”? então continue lendo e vamos ver todas as informações logo a seguir.

Mas antes, você sabe o que é o abono salarial?

Antes mesmo de se perguntar “como saber se tenho direito ao abono salarial”, o mais importante é entender o que é esse benefício, pois dessa forma fica mais simples entender quem tem direito a ele.

Pois bem de uma forma simples o abono salarial do PIS PASEP é um benefício que o Governo Federal oferece a alguns trabalhadores como forma de incentivo à complementação de renda.

Dessa forma, um dos requisitos é que, para recebê-lo o empregado não pode ter uma média mensal de ganhos superior ao valor de dois salários mínimos.

Vale lembrar ainda que o PIS é o Programa de Integração Social e é voltado para os trabalhadores do setor privado, sendo um benefício pago pela Caixa.

Já o PASEP é o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público e, como o nome sugere, é voltado para os trabalhadores da iniciativa pública, sendo um benefício pago pelo Banco do Brasil.

Agora você quer descobrir como saber se tenho direito ao abono salarial, pois vamos conhecer os requisitos logo a seguir.

Como saber se tenho direito ao abono salarial? Entenda os requisitos!


Pois bem, como já foi explicado, o abono salarial é um benefício oferecido pelo Governo, mas para que se tenha direito a ele é preciso estar de acordo com alguns requisitos importantes, que são os seguintes:

  • Estar inscrito há, pelo menos, 5 anos no PIS ou PASEP, ou seja, ter tirado a carteira de trabalho há ao menos 5 anos.
  • Média do salário mensal igual ou inferior a 2 salários mínimos
  • Ter trabalhado ao menos por 30 dias, que podem ser seguidos ou não, no ano base do cálculo
  • Estar com os dados corretos no informe da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), feita pela empresa

Vale lembrar ainda que o ano-base do cálculo é sempre o ano anterior, ou seja, esse abono salarial que começou a ser pago ainda em 2019, tem como ano-base o ano de 2018.

Isso quer dizer que os requisitos devem ter sido atendidos no ano de base, por exemplo, ter trabalhado ao menos 30 dias no ano de 2019 para receber o abono salarial que teve o início do pagamento em 2019, entendeu?

Como saber se tenho direito ao abono salarial? Fazendo uma consulta!

Direito Abono Salarial

Pois bem, se a sua dúvida é como saber se tenho direito ao abono salarial, saiba que existem muitas formas de fazer a consulta do benefício no caso dos inscritos no PIS, veja só:

  • Acessando o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível gratuitamente para Android e iOS
  • Acessando o site da Caixa, através do link www.caixa.gov.br e selecionando a opção “Consultar Pagamento”
  • Através da central de atendimento da Caixa, pelo número 0800 726 0207
  • Ligando para a Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, através do número 158
  • Indo até qualquer posto da Superintendência Regional do Trabalho

Para os funcionários públicos que estão inscritos no PASEP que estão se perguntando como saber se tenho direito ao abono salarial, as formas de consulta são as seguintes:

  • Ligando para a Central de Atendimento do Banco do Brasil através do telefone 4004 0001 para capitais e regiões metropolitanas; 0800 729 0001 para outras cidades e 0800 729 0088 para pessoas com deficiência auditiva.
  • Ligando para a Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, através do número 158
  • Indo até qualquer posto da Superintendência Regional do Trabalho

Se você se pergunta “como saber se tenho direito ao abono salarial” saiba que todos esses meios de contato são validos e podem responder a sua dúvida.

Se você tiver direito ao benefício, já estará habilitado para ir fazer o resgate do valor.

O saque do abono salarial é liberado aos poucos, de acordo com o mês de aniversário dos inscritos no PIS ou de acordo com o último número da inscrição dos que possuem o PASEP.

O mais importante de tudo é estar atento ao calendário do PIS/PASEP, que é divulgado anualmente com o detalhamento de datas. Caso o seu mês já tenha passado, saiba que o benefício do ano-base 2018 ficará disponível até o dia 30 de junho de 2020.

Pronto, agora você já sabe como saber se tenho direito ao abono salarial. Aproveite essas dicas e boa sorte!

Leave a Reply