O Que é Abono Salarial [ Tudo Sobre: Quem tem Direito e Valor ]

Não é incomum ver notícias de que há um grande número de pessoas que ainda não sacaram o seu benefício, mas a verdade é que muita gente nem sabe bem o que é o abono salarial, mesmo tendo direito a ele.

O fato é que o Governo Federal oferece alguns benefícios para aqueles cidadãos que estão devidamente empregados e contribuindo para a Previdência Social.

Então, nada melhor do que conhecer seus direito, entender o que é abono salarial e quais os requisitos para garantir que você tem direito a ele. Então, continue lendo e veja as informações a seguir

Afinal, o que é abono salarial?

Tudo do Abono Salarial

Pois bem, para quem ainda não sabe o que é abono salarial, fique sabendo que ele é um benefício pago pelo Governo Federal a alguns trabalhadores que estão dentro dos requisitos estipulados.

Ele pode chegar ao valor de até um salário mínimo, dependendo de alguns fatores e pode ser pago pela Caixa, para os funcionários da iniciativa privada, ou pelo Banco do Brasil para os funcionários do setor público.

Qual o valor do abono salarial?

Como já foi explicado, o valor do abono salarial pode chegar a até 1 salário mínimo e isso varia de acordo com o tempo trabalhado. Dessa forma, os funcionários que trabalharam apenas 30 dias com carteira assinada no ano base do pagamento irão receber apenas 1/12 do salário mínimo.

Já aqueles funcionários que trabalharam os 365 dias do ano base irão receber 12/12 do salário mínimo, ou seja, o valor integral.

Isso corresponde a cerca de R$ 87 para quem trabalhou apenas 1 mês e R$ 1039 para quem trabalhou o ano inteiro de carteira assinada.

Quem pode receber o abono salarial?

Agora que você já sabe os valores e o que é abono salarial, vamos ver quais são os requisitos para que você tenha direito a receber esse benefício:

  • Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos, ou seja, já ter a carteira de trabalho há esse tempo.
  • Receber um salário inferior a 2 salários mínimos mensais
  • Ter trabalhado ao menos 30 dias, seguidos ou não, com carteira assinada, o ano-base considerado na apuração do pagamento
  • Ter seus dados atualizados e corretos na RAIS, que é a Relação Anual de Informações Sociais, feita pela empresa

Sendo assim, se você trabalhou ao menos 30 dias no ano de 2018, por exemplo, ainda está em tempo de sacar o seu abono salarial desse ano, que está sendo pago entre 2019 e 2020.

Sabendo o que é abono salarial, uma dica é estar sempre atento aos calendários de pagamento para não perder o prazo e aproveitar o seu benefício.

Onde o abono salarial pode ser sacado?

Pois bem, como já explicamos, o abono salarial é uma iniciativa do Governo que contempla tanto os funcionários públicos quanto os de empresas privadas.

Para os empregados de empresas privadas, o benefício concedido é o PIS, que é pago pela Caixa. Nesses casos, ele também pode ser resgatado em casas Lotéricas e correspondentes da Caixa.

Se preferir, você também pode ir diretamente a uma agência da caixa, sempre lembrando que, para sacar, é preciso estar com o número do PIS ou NIS em mãos, bem como um documento de identificação.

Já se você é funcionário do setor público, o benefício concedido é o PASEP, que é pago pelo Banco do Brasil. Para sacar, basta ir até uma agência com o número de sua inscrição em mãos.

Vale lembrar que, para quem é correntista da Caixa ou do Banco do Brasil, a liberação do benefício acontece alguns dias antes que para os demais beneficiários.

Como conferir se tem direito ao abono salarial

Pois bem, já sabemos o que é abono salarial, o valor, como sacar, mas antes de tudo, temos que saber se você tem direito a ele, não é mesmo?!

A boa notícia é que essa consulta pode facilmente ser realizada através da internet. Para quem recebe PIS, ou seja, é funcionário de empresas privadas, as opções são as seguintes:

  • Acessar as informações através do aplicativo Caixa Trabalhador
  • Acessar a opção “consultar pagamento” no site da Caixa (www.caixa.gov.br)
  • Através do atendimento telefônico da Caixa pelo número 0800 726 0207
  • Através da central de atendimento do Ministério do Trabalho, pelo número 158
  • Qualquer posto da Superintendência Regional do Trabalho

Para quem recebe o PASEP, ou seja, é funcionário público, as opções de consulta são as seguintes:

  • Através da central de atendimento do Banco do Brasil, pelo número 4004 0001 para capitais e regiões metropolitanas, 0800 729 0001 para demais cidades e 0800 729 0088 para deficientes auditivos
  • Através da centra de atendimento do Ministério do Trabalho, pelo número 158
  • Qualquer posto da Superintendência Regional do Trabalho

Pronto, agora você já sabe o que é abono salarial e muitas outras informações a respeito desse benefício que é seu direito. Aproveite essas informações!

Leave a Reply