Abono salarial a pagar o que significa? [ Direito, Valor e Saque ]

Todos os anos os trabalhadores do Brasil têm direito a receber um benefício do Governo Federal que pode chegar a até um salário mínimo. No entanto, o fato é que muita gente desconhece os detalhes do benefício e fica intrigado quando vê que há um abono salarial a pagar o que significa?

O fato é que desde o ano de 1970 está em vigor no nosso país o PIS, que garante uma série de benefícios aos trabalhadores que trabalham em empresas do setor privado.

Sem dúvidas não há nada de errado em ter dúvidas a respeito desses benefícios, afinal, nem sempre eles são simples de entender. Justamente por esse motivo é que hoje vamos falar um pouco mais sobre o abono salarial a pagar o que significa e como resgatar esse benefício que é seu direito, acompanhe a seguir

Entendendo o PIS

Pois bem, quando você encontra a mensagem de abono salarial a pagar o que significa é a primeira coisa que vem à sua cabeça. Então, basicamente o que você precisa saber é que isso serve como indicação de que a instituição que o contrata não está em dia com o cumprimento de suas obrigações e quem acaba sofrendo as consequências é você.

O fato é que desde 1970 o PIS está em vigor no nosso país e ele serve para garantir aos trabalhadores uma série de benefícios.

Para quem não sabe, o PIS é o Programa de Integração Social do Governo Federal e, como o nome sugere, ele tem como principal objetivo o inventivo à participação social por meio de um aporte financeiro.

Dessa forma, podemos dizer que o PIS também é um programa de distribuição de renda. Para isso, as empresas contratantes realizam o depósito de uma contribuição mensal em nome do funcionário.

Essa contribuição passa a formar um fundo que serve para o custeio de uma série de benefícios que o trabalhador brasileiro tem, tais como o auxílio doença, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e claro, o abono salarial.

Vale lembrar, no entanto, que PIS é um programa voltado apenas para empregados de empresas privadas. Já os funcionários públicos estão inscritos sob o respaldo do PASEP, que é o Programa de Formação de Patrimônio do Funcionário Público.

É através desses programas que os empregados de todos os estados do país podem ter direito aos benefícios governamentais assegurados por lei.

Abono salarial a pagar o que significa?

Abono Salarial Valor e Saque

O PIS e também o PASEP foram criados com o mesmo objetivo, que é de oferecer aos trabalhadores demais baixa renda uma maior integração no crescimento das empresas para as quais eles trabalham.

Dessa forma, ele atua melhorando a economia do país e ainda contribui para a melhora na qualidade de vida dos trabalhadores, tanto de empresas privadas quanto das empresas públicas.

Como já foi explicado, existem alguns benefícios que são custeados por esses programas, tais como o salário desemprego, o auxílio doença e também o abono salarial.

Assim, as empresas são obrigadas a manter uma contribuição mensal cuja porcentagem varia de acordo com a situação em questão. Dessa forma, a contribuição para o PIS pode ser de 0,65% até 1,65% do faturamento ou até 1% da folha de pagamento.

Já nos casos de importação, que não acontece com todas as empresas, pode ter uma porcentagem de recolhimento diferente.

Já a regulamentação do abono salarial a pagar o que significa, é algo que pode variar de acordo com o nicho em que a empregadora atua. Dessa forma, cada um dos grupos pode se enquadrar em um quadro distinto.

Nesses casos, ele deve ser adaptado respeitando a atividade que é exercida e também registrada no CNPJ.

Abono salarial a pagar o que significa no extrato

O extrato do PIS feito em terminais de autoatendimento, seja em agencias bancárias ou internet pode apresentar a mensagem de abono salarial a pagar e você pode estar se perguntado: o que significa?

Pois bem, nesse caso o PIS a pagar quer dizer que a empresa ainda não realizou o pagamento da contribuição como deveria. Dessa forma, o trabalhador ficará impedido de retirar a quantia que está definida ali.

Esse é um problema que também pode acontecer por conta de incompatibilidades nos dados informados na Relação Anual de Informações Sociais, mais conhecida como RAIS.

Vale lembrar que a RAIS é essencial para o controle de transações e também recebimentos das instituições. É dessa forma que os valores e os benefícios dos colaboradores podem ser calculados e que as irregularidades podem ser evitadas.

Em outros casos, também pode ser que a data do pagamento ainda não entrou em vigor, ou seja, significa que a empresa ainda possui um prazo para realizar o pagamento da contribuição que é estipulada por períodos.

No entanto, o fato é que independentemente da situação que for, o trabalhador não poderá realizar o saque do valor do seu abono salarial nessas condições.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o abono salarial a pagar o que significa e o que fazer nessas situações para que você não deixe de receber esse benefício que é seu direito!

Leave a Reply