Caixa Abono Salarial [ Consulta, Saque, Valores e Benefício ]✅

Anualmente uma enorme quantidade de brasileiros fica acompanhando a divulgação das informações a para que seja possível ficar atento e não perder esse benefício da Caixa abono salarial.

O fato é que esse e um benefício de extrema importância oferecido pelo governo aos trabalhadores de mais baixa renda que se enquadram nos requisitos que foram estabelecidos.

No entanto, o que acontece é que ainda existem muitas dúvidas a esse respeito, e não é muito simples entender quem é que tem direito ao benefício, quem pode sacá-lo na Caixa e quais os valores pagos.

Por esse motivo simples é que hoje vamos falar um pouco mais sobre o Caixa abono salarial e os demais detalhes que envolvem esse benefício. Para isso, basta continuar lendo e ver as informações que traremos a seguir.

O que é abono salarial

O que é Abono Salarial

O abono salarial é um benefício que oferecido aos trabalhadores de mais baixa renda, incluindo os que trabalham na iniciativa privada e na pública. Seu principal objetivo é fomentar a participação social dos mesmos e também aquecer a economia.

No entanto, vale lembrar que o Caixa abono salarial é somente para os trabalhadores que trabalham em empresas do setor privado, que atende aos trabalhadores inscritos no PIS (Programa de Integração Social).

Já para os funcionários do setor público, o pagamento é feito pelo Banco do Brasil, que atende aqueles trabalhadores inscritos no PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público).

Então, como hoje vamos falar do Caixa abono salarial, direcionaremos as informações mais para aqueles inscritos no PIS, que são os atendidos pelo Banco Caixa.

O que é o PIS da Caixa abono salarial?

De uma forma geral, o Programa de Integração Social (PIS) oi desenvolvido para que seja possível aumentar a participação dos empregados no crescimento das empresas.

Mais do que isso, o fundo do PIS é formado pela contribuição mensal que as empresas fazem compulsoriamente em nome dos seus funcionários e é justamente ele que serve para custear uma série de benefícios, incluindo o auxílio de desemprego, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e, claro, o abono salarial.

Dessa forma, todos os funcionários que estiverem de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pela Caixa e pelo Codefat poderão receber o benefício que é oferecido anualmente.

Assim podemos entender que o PIS, na verdade, é o fundo formado por contribuições que serve para o custeio de uma série de benefícios variados.

No entanto, como o abono salarial é pago pelo PIS, ele acabou ficando conhecido com o nome do fundo mesmo e não é incomum ver pessoas falando que vão “sacar o PIS”, se referindo ao abono salarial, embora se trate de coisas diferentes.

Qual é o valor do Caixa abono salarial?

Pois bem, quando surge a possibilidade de receber o Caixa abono salarial, a primeira dúvida que surge é justamente a respeito do valor do mesmo.

Então, fique sabendo que o valor máximo do abono salarial é de até um salário mínimo inteiro. No entanto, o pagamento é feito proporcionalmente aos dias de trabalho no ano base de cálculo do benefício.

Para ficar mais claro, é preciso explicar que o Caixa abono salarial que começou a ser pago em julho de 20129 e vai terminar de ser pago em junho de 2020 tem o ano de 2018 como base de cálculo.

Já o Caixa abono salarial que começará a ser pago em julho de 2020 e terminará de ser pago em junho de 2021 terá 2019 como ano base de cálculo e assim por diante.

Sendo assim, o cumprimento dos requisitos será sempre analisado considerando o ano base de cálculo da vez.

Tudo isso para explicar que um dos requisitos para receber o abono salarial da Caixa é ter ao menos 30 dias trabalhados no ano base de cálculo.

Sendo assim, quem trabalhou apenas 1 mês irá receber 1/12 do salário mínimo, que é o valor de um salário mínimo dividido por 12. Já quem trabalhou por 6 meses no ano base de cálculo irá receber a metade de um salário mínimo e assim por diante.

Para facilitar o cálculo, pegue o valor total de um salário mínimo e divida por 12. Depois basta multiplicar o valor do resultado pela quantidade de meses trabalhados.

Com esse cálculo simples você já consegue ter uma ótima ideia do valor que irá receber no sei Caixa abono salarial.

Quais os requisitos para receber

Como já foi explicado, existem alguns requisitos que devem ser seguidos para que se possa ter direito ao benefício do Caixa abono salarial. Uma delas é ter ao menos 30 dias trabalhados, com carteira assinada, no ano base de cálculo. Além disso, existem mais alguns requisitos, tais como:

  • Ter ao menos 5 anos de inscrição no PIS ou PASEP, que significa que o trabalhador já deve ter sua carteira de trabalho há esse tempo indicado
  • Estar com seus dados devidamente comunicados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), que é feito sempre pela empresa contratante
  • Não ter uma renda mensal média que seja superior a dois salários mínimos nacionais

Seguindo essas regras, você já sabe que pode receber o seu Caixa abono salarial e todos os benefícios que ele oferece.

Leave a Reply