Consulta Abono Salarial Telefone [ Confira o Passo a Passo ]✅

Não é novidade para ninguém que todos os anos o Governo Federal oferece aos trabalhadores o benefício do abono salarial, que é pago aos inscritos no PIS e no PASEP que se enquadram nos requisitos determinados. No entanto, como sempre existem muitas dúvidas, nada melhor do que saber como fazer uma consulta abono salarial telefone.

O fato é que usando o telefone você pode sanar uma grande variedade de dúvidas a respeito desse benefício, como saber se tem direito, o valor que será pago e muitos outros detalhes.

O que você precisa saber é que existe mais de uma forma de se fazer uma consulta abono salarial telefone e é por isso que vamos falar um pouco mais sobre esse assunto aqui logo a seguir.

Mas antes, o que é o abono salarial?

Consulta Abono Salarial

Pois bem, todos os anos esse é um assunto muito comentado e que atrai a atenção de quem trabalha, afinal, quem é que não deseja garantir um dinheirinho extra, não é mesmo?!

Então fique sabendo que o abono é um benefício pago a todos os trabalhadores que se enquadram nos requisitos estabelecidos pelos órgãos responsáveis.

Ele serve como uma forma de estimular a integração social e a formação de patrimônio dos trabalhadores, bem como aquecer a economia.

Vale lembrar ainda que esse benefício é pago pela Caixa para os empregados inscritos no PIS (Programa de Integração Social), que são aqueles que trabalham em empresas do setor privado.

Já o Banco do Brasil é o responsável pelo pagamento dos empregados inscritos no PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), que são aqueles que trabalham em empresas do setor público.

Para se informar um pouco mais sobre esse benefício, uma das alternativas é fazer uma consulta abono salarial telefone.

Como fazer a consulta abono salarial telefone

Como já explicamos, o abono salarial é pago tanto fara os trabalhadores inscritos no PIS, quanto aos trabalhadores inscritos no PASEP. No entanto, há uma diferença entre quem administra cada um, que e a Caixa e o Banco do Brasil, respectivamente.

Sendo assim, os números para fazer a sua consulta abono salarial telefone não são os mesmos para todos os trabalhadores.

Dessa forma, os trabalhadores que estão inscritos no PIS, possuem essa alternativa:

  • Ligar para a Centra de Atendimento da Caixa através do 0800 726 0207

Essa ligação pode ser feita tanto de aparelhos fixos quanto de celulares. O mais importante de tudo é lembrar que o atendimento por esse meio funciona de segundas à sábados, das 7h às 22h para falar com um atendente.

Já se você precisa de uma consulta virtual mesmo, o atendimento fica disponível 24 horas por dia.

Já os trabalhadores que estão inscritos no PASEP< pode usar essa alternativa:

  • Central de atendimento do Banco do Brasil, através do 4004 00 01 para regiões metropolitanas e também capitais. Para quem mora em outras cidades, o número é 0800 729 00 01 e para quem possui deficiência auditiva, o número é 0800 729 00 88.

Outras alternativas para fazer a consulta abono salarial telefone e que serve para ambos os trabalhadores, inscritos no PIS ou PASEP, são as seguinte:

  • Ligar para a centra de atendimento do Ministério do Trabalho através do número 158
  • Ligar pata a Central de Atendimento da Previdência Social através do 135

Lembre-se de sempre ter em mãos seus documentos pessoais, tais como CPF e número do PIS/PASEP, que podem ser solicitados na hora de fazer a sua consulta abono salarial telefone.

Quem pode receber o abono salarial

Agora que você já sabe como pode fazer uma consulta abono salarial telefone em diferentes centrais de atendimento, é sempre bom conhecer os requisitos para poder receber esse benefício, afinal, ele não é para todos os trabalhadores.

Os requisitos do abono salarial são os seguintes:

  • Ter trabalhado ao menos 30 dias no ano base de cálculo
  • Ter uma renda mensal média inferior ao máximo de 2 salários mínimos
  • Estar inscrito no PIS ou no PASEP há, pelo menos, 5 anos
  • Estar com as informações corretamente comunicadas á RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), lembrando que isso deve ser feito pelo empregador anualmente.

Seguindo esses requisitos, você já estará apto a receber o seu abono salarial, sempre lembrando que a análise é feita considerando o ano base de cálculo.

Mais do que isso, é essencial lembrar que o abono salarial é tem um limite de salário mensal porque seu objetivo é possibilitar que trabalhadores com mais baixa renda possam ter acesso a uma maior integração social.

Sendo assim, não faria sentido oferece o benefício a todos os trabalhadores independentemente dos seus ganhos.

Lembre-se ainda que, além de fazer uma consulta abono salarial telefone, você ainda pode fazer essa consulta pela internet, através do site ou do aplicativo do Meu INSS e também do site ou do aplicativo da Caixa.

O mais importante é estar atendo ao pagamento do benefício e aproveitar para receber o que você de fato tem direito, afinal, um dinheiro a mais é sempre bem-vindo.

Pronto, agora você já está sabendo como fazer a sua consulta abono salarial telefone!

Leave a Reply