Quem Tem Direito ao Abono Salarial 2020 [ Veja Tudo Aqui ]✅

Todos os anos o Governo libera o benefício do abono salaria, que pode ser sacado por aqueles trabalhadores que se enquadram nos requisitos do Programa. Para isso, primeiramente, é fundamental conhecer as regras desse benefício e entender como é que ele funciona para saber quem tem direito ao abono salarial 2020.

Tudo começa nos primeiros meses do ano, quando o governo faz a divulgação do calendário do PIS, que traz as datas em que o benefício será pago. É aí que muitos trabalhadores ficam em dúvida, sem saber se podem sacar o benefício e aproveitar esse dinheiro a mais no ano.

Foi pensando justamente nisso é que esse artigo foi criado, a fim de que possamos explicar quem tem direito ao abono salarial 2020 e as regras para estar incluído nisso. Então, para saber mais é só continuar lendo e ver os detalhes.

Afinal, quem tem direito?

Quem tem direito ao abono salarial 2020

Todos os anos são liberados novos lotes do abono salarial e em 2020 não será diferente. Esse benefício do PIS é pago pela Caixa, sendo que os beneficiários vão sendo chamados a comparecer em uma agência de acordo com o mês do seu aniversário.

Já no PASEP, por exemplo, a chamada é feita de acordo com o último número da inscrição do trabalhador beneficiário.

Para quem não sabe, o pagamento do PIS com ano base de 2018 já começou em julho de 2019, mas vai se estender até 30 de junho de 2020. O mesmo deve acontecer para o ano base de cálculo de 2019, que começará a ser pago em julho de 2020 e terminará em junho de 2021.

Agora que já entendemos um pouco melhor os critérios de pagamento dos benefícios, vamos entender quem tem direito ao abono salarial 2020:

  • Estar inscrito há, pelo menos, 5 anos no PIS/PASEP (significa que o trabalhador tem que ter a carteira de trabalho por, ao menos, 5 anos)
  • Ganhar, em média, até dois salários mínimos por mês
  • Te exercido alguma função com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no ano-base, não sendo obrigatório que sejam dias corridos.
  • É preciso também que o empregador tenha feito corretamente a informação dos dados do empregado na Relação Anual de Informações Sociais, também chamado de RAIS

Se você estiver seguindo esses requisitos, pode ter certeza de que você estará apto a receber o seu benefício do PIS.

Quem tem direito ao abono salarial 2020: PIS ou PASEP?

Pois bem, ainda há uma confusão muito grande quando se fala de abono salarial e PIS ou PASEP juntos. Então, a primeira coisa que precisa ser explicada é que o PIS e PASEP são praticamente a mesma coisa, com apenas uma diferença fundamental.

O que acontece é que o PIS é o Programa de Integração Social e ele é voltado para os funcionários do setor privado que se enquadram nos requisitos citados anteriormente. Mais do que isso, o benefício do PIS é pago pela Caixa de acordo com o mês de aniversário do beneficiário.

Já o PASEP, que é o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público, ou seja, é voltado para ao trabalhadores empregados no setor público que se enquadram nos requisitos que foram citados. Mais do que isso, diferentemente do PIS, ele é pago pelo Banco do Brasil de acordo com o último número da inscrição do trabalhador.

Entendendo isso, fica mais fácil entender também quem tem direito ao abono salarial 2020 de acordo com os requisitos apresentados.

Qual o valor dado a quem tem direito ao abono salarial 2020?

A primeira coisa que precisa ser explicada é que o abono salarial é um benefício proporcional, ou seja, quanto maior foi o seu tempo de contribuição no ano base de cálculo, maior é o valor do benefício, lembrando que ele tem o limite de um salário mínimo, claro.

Sendo, quem trabalhou apenas um 1 mês no ano base, que é o mínimo para ter direito ao abono salaria, vai receber também o valor mínimo, que é uma parte do salário mínimo dividido por 12, ou seja, 1/12 do salário mínimo.

Já quem trabalhou os 12 meses do ano com carteira assinada, terá direito a receber o valor integral do benefício, que é de um salário mínimo inteiro.

Esse mesmo parâmetro serve para o restante dos cálculos, ou seja, quem trabalhou 90 dias (3 meses) terá direito a receber 3/12 do valor do salário mínimo, quem trabalhou 180 dias (6 meses) terá direito a receber 6/12 do salário mínimo e assim por diante.

Para poder sacar esse benefício, o trabalhador que se enquadra nos requisitos terá que ir até uma agência da Caixa, do Banco do Brasil ou lotérica, com o seu Cartão Cidadão em mãos, lembrando que a retirada pode ser feita no caixa eletrônico mesmo.

Agora você já sabe quem tem direito ao abono salarial 2020 e pode conferir se você se enquadra para poder sacar o benefício e disfrutar desse décimo quarto salário.

Leave a Reply