Quem Tem Direito ao Saque Abono Salarial [ Calendário e Valor ]

Quem tem direito ao abono salarial? Como fazer o saque abono salarial? Qual o calendário de pagamento desse benefício? O que ocorre quando o trabalhador perde o prazo para o saque do benefício?

Enfim, as dúvidas sobre o abono salarial ainda são muitas e isso não é nada incomum, afinal, nem sempre é fácil de entender os pormenores dos benefícios do Governo.

Pensando justamente nisso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e os detalhes importantes para que você possa fazer o saque abono salarial, acompanhe tudo a seguir.

Primeiramente, quem tem direito ao saque abono salarial?


Antes mesmo de saber como sacar o abono, é importante entender quem é que se enquadra nos requisitos pré-estabelecidos para ter direito a ele, então, vamos conhecê-los:

  • O trabalhador precisa estar inscrito há, pelo menos, 5 anos no PIS PASEP, ou seja, já deve ter a carteira de trabalho por ao menos esse período
  • Deve ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias (seguidos ou não) no ano base de cálculo
  • Não pode ter uma média mensal de salário superior a dois salários mínimos no ano-base
  • O empregador precisa contribuir corretamente para o PIS e informar corretamente as informações do empregado na RAIS, Relação Anual de Informações Sociais.

Seguindo esses requisitos, os trabalhadores terão direito ao saque abono salarial anualmente.

Qual o calendário de saque abono salarial?

Todos os anos, o calendário para saque abono salarial é definido pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), que é o responsável pelo FAT, o fundo que custeia tanto o abono salarial quando o seguro desemprego.

O benefício que está em andamento agora é o do calendário 2019/2020, referente ao ano base de 2018.

Nesse caso, a chamada para pagamentos do PIS, que é o Programa de Integração Social, se iniciou em julho de 2019, e vai terminar em março de 2020, sendo que os valores ainda ficarão disponíveis para todos os trabalhadores até 31 de junho de 2020.

Assim, aqueles que nasceram entre os meses de julho e dezembro, já tiveram o pagamento liberado em 2019 e os que nasceram entre janeiro e junho estão sendo liberados em 2020.

Já para os funcionários que são vinculados ao PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), que são os funcionários públicos, o critério para chamada do saque abono salarial é de acordo com o último digito da inscrição do PASEP.

Da mesma forma, o saque abono salarial 2020/2021 também deve iniciar ainda em julho de 2020 e ter a data limite em junho de 2021.

Qual o valor?

O valor do saque abono salarial é diretamente proporcional ao tempo trabalhado no ano base de cálculo, sempre lembrando que o valor máximo do abono salarial é de um salário mínimo considerando o que está vigente na data do pagamento.

Da mesma forma, para quem trabalhou por menos tempo, o valor do saque abono salarial também será menor, proporcionalmente ao trabalhado.

Assim, quem trabalhou apenas 30 dias (1 mês) recebe o equivalente a 1/12 do salário mínimo, com quem trabalhou 6 meses recebe 6/12 do salário mínimo (a metade) e assim por diante.

Considerando os pagamentos feitos no saque abono salarial de 2019, quem tinha apenas 30 dias trabalhados recebeu apenas R$84 reais.

Como fazer o saque?

Saque Abono Salarial 2020

O pagamento do abono salarial do PIS, para os funcionários da iniciativa privada, ou do PASEP, para os funcionários da iniciativa pública são diferentes.

Então, a primeira coisa que você precisa saber é que o saque abono salarial do PIS é feito pela Caixa.

Dessa forma, quem possui o Cartão Cidadão pode fazer o saque diretamente em um caixa eletrônico do banco, bem como em lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.

Já quem não possui o Cartão Cidadão deve ir até uma agência da Caixa e apresentar um documento oficial original e com foto. Caso o trabalhador já tenha conta na Caixa, o benefício pode ser depositado diretamente.

Já o saque abono salarial do PASEP ocorre nas agências do Banco do Brasil. Dessa forma, quem é correntista do banco pode receber o benefício por meio de crédito em conta.

Os demais podem fazer o saque abono salarial solicitando a transferência para uma conta de mesma titularidade em outro banco ou então fazer a retirada diretamente em uma agência, apresentando um documento oficial com foto.

Para onde vai o dinheiro que não foi sacado?

Tanto no caso do PIS quanto no caso do PASEP, o saque abono salarial pode ser feito até o dia 30 de junho de 2020, mesmo que você tenha perdido o mês de chamada. No entanto, quando o trabalhador não faz o saque dentro do prazo máximo do calendário divulgado, o valor retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o saque abono salarial e como fazer para não perder a oportunidade de desfrutar do seu benefício.

Leave a Reply