Tudo Sobre o PIS Abono Salarial [Direito, Valor, Saque e Agenda]

Quando o assunto é algum dinheiro extra dado pelo governo, não tem quem não queira saber um pouco mais, afinal, ele sempre vem bem. No entanto, é fato também que muita gente não sabe o que é o PIS abono salarial, se pode receber esse dinheiro ou como se informar.

Sem dúvidas, são muitos os detalhes relacionados ao recebimento do PIS. Isso porque ele tem seus pré-requisitos, o que significa que não são todos os trabalhadores que têm direito a recebê-lo.

É justamente por esse motivo que hoje vamos falar um pouco mais sobre o PIS abono salarial e todos os detalhes referentes a esse assunto que é de tanto interesse ao trabalhador brasileiro, veja a seguir

Entendendo o PIS abono salarial


Todos os anos, o Governo divulga o calendário de pagamento do PIS abono salarial, que é um benefício oferecido a um grupo específico de trabalhadores.

No entanto, muita gente ainda tem dúvidas a respeito de como saber se tem direito a receber, como sacar, se precisa se cadastrar e etc.

Pois bem, a primeira coisa que você precisa saber é que o PIS abono salarial é um benefício que tem como objetivo aumentar a integração social, sendo um programa de distribuição de renda.

O que precisa ser dito é que para que seja possível receber o PIS abono salarial, o empregado deve estar devidamente enquadrado dos requisitos estabelecidos pelo programa para ter direito ao mesmo.

Por isso é que a seguir vamos entender melhor algumas questões a respeito desse assunto e como fazer para saber se tem direito ou não a esse benefício.

Afinal, quem pode receber o PIS abono salarial

Como já foi explicado, o PIS abono salarial é um benefício que pode ser usufruído por todos os trabalhadores que estejam de acordo com os requisitos pré-estabelecidos pelo nosso Governo, que são os seguintes:

  • Estar inscrito há 5 anos (no mínimo) no PIS – PASEP, o que significa já ter carteira de trabalha há esse período de tempo
  • Ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias no ano base de cálculo do benefício
  • Ter uma média mensal de salário que não seja superior a dois salários mínimos, também considerando o ano base de cálculo
  • Estar com seus dados devidamente atualizados e comunicados pelo empregador à RAIS, que é a Relação Anual de Informações Sociais

Seguindo essas regras simples, o empregado já terá direito a receber esse benefício do governo, que pode chegar ao valor de até um salário mínimo.

O mais importante é ressaltar que o benefício é ofertado justamente aos funcionários de mais baixa renda para que seja possível estimular a integração dessa camada social.

Como funciona o abono salarial?

PIS Abono Salarial 2020

O valor do abono salarial é pago com o fundo do PIS, que é o Programa de Integração Social. Esse fundo, por sua vez, é formado pela contribuição mensal que é feita pelas empresas em nome dos seus empregados.

Além do abono salarial, o PIS ainda serve para o pagamento de uma série de novos benefícios, tais como o salário desemprego e também o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Calendário de pagamento do PIS abono salarial

Todos os anos, o CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) faz a definição do calendário de pagamentos do PIS abono salarial.

Esse é o conselho responsável pelo FAT, que é o fundo de amparo ao Trabalhador, que é o responsável pelo custeio de benefícios como o abono salarial e também o auxílio desemprego.

Atualmente, o que está em andamento é o pagamento do PIS abono salarial 2019/2020. Nesse caso, o pagamento feito referente à 2018 que é o ano base de cálculo.

Sendo assim, todos os trabalhadores da iniciativa privada que tiverem cumprido todos os pré-requisitos que foram explicados anteriormente poderão fazer o saque do abono salarial até o final do mês de junho. Já em julho, deve se iniciar o pagamento da nova competência do PIS abono salarial.

Nesse caso, o pagamento será feito a partir de julho de 2020 e terminará em junho de 2021, considerando como ano base de cálculo o ano de 2019. Dessa forma, os requisitos explicados devem ter sido atendidos nesse ano.

Qual o valo do PIS abono salarial?

A primeira coisa que precisa ser dita é que o valor máximo pago pelo PIS abono salarial é de um salário mínimo. No entanto, o seu pagamento será feito proporcionalmente ao tempo trabalhado, ou seja, quanto menos você trabalhou no ano base de cálculo, menos contribuiu e menos irá receber.

Do contrário também é verdade, ou seja, quanto mais você trabalhou no ano base, mais contribuiu e mais irá receber, sempre dentro do limite máximo e um salário mínimo, claro.

Sendo assim, para saber quanto você poderá receber de PIS abono salarial, basta pear o valor de um salário mínimo e dividir por 12, que corresponde à quantidade de meses no ano.

Então, se você trabalhou apenas um mês, somente com a divisão você já saberá o resultado que vai receber. No entanto, se você trabalhou mais, vá multiplicando o valor pela quantidade de meses.

Para ficar mais claro, pense o seguinte: se você trabalhou por 6 meses, pegue o valor da divisão e depois multiplique ela por 6 e você terá o seu resultado.

Pronto, agora você já sabe mais sobre o PIS abono salarial, quem pode receber e como fazer um cálculo rápido do valor a ser pago. Aproveite essas dicas e não deixe de sacar pois é um direito seu!

Leave a Reply